Vida Saudável

Como melhorar a qualidade do sono sem recorrer a medicações controladas?

Como melhorar a qualidade do sono sem recorrer a medicações controladas?

Tudo bem?

⬅Na semana passada falei um pouco sobre a importância do sono para o emagrecimento, e ficou a questão de:

➡Como melhorar a qualidade do sono sem recorrer a medicações controladas?

🛌Aqui vão pontos importantes:

📍Silêncio e escuridão:

Nosso corpo é muito sensível à luz e ao barulho. Devemos manter um ambiente com escuro absoluto e sem barulho de televisão, celular, ou qualquer outra fonte de som e de luz, principalmente dentro do quarto, para ocorrer a produção do hormônio natural melatonina, principal responsável pela regulação do sono.
Se você mora próximo a um local com muito barulho ou não consegue por algum motivo alcançar a escuridão necessária na hora de dormir, invista em um tampão de ouvidos e de olhos!

📍Desacelere o ritmo

Diminua os estímulos na hora de dormir. Evite se possível atividades físicas, assistir televisão, trabalhar e mexer no celular (no máximo leia um livro).
Assim você consegue condicionar seu corpo para que a hora que você vá para a cama ele entenda que é hora de dormir.

📍Refeições pesadas

Comer muito próximo a hora de dormir não é aconselhado se você deseja uma boa noite de sono.
Eventualmente, é claro que irá acontecer, mas é importante que você não torne essa prática uma rotina.
Quando nos alimentamos em excesso, nosso corpo passa a preocupar-se com a digestão desse alimento, deixando de lado todas as funções que normalmente realiza enquanto dormimos.

📍Substâncias naturais

Estes fatores citados acima são importantes, mas talvez não sejam suficientes para resolver o seu problema com a insônia.
De qualquer modo, não é preciso partir de imediato para um tratamento através de medicamentos para tratar sua insônia.

Existem substâncias naturais, fitoterápicos que auxiliam na produção de neurotransmissores responsáveis pelo relaxamento e sono:
📍 Maracujá (passiflora), Valeriana e Camomila, que também ajudam no controle da ansiedade. Podem ser utilizados em conjunto, em forma de chás ou manipulados. Use aproximadamente 1h antes de se deitar.

📍Melatonina
Além dos fitoterápicos, existe um hormônio idêntico ao que produzimos, principal responsável pela regulação do sono, que é a melatonina. Além disso, ela é um principal antioxidante, previne envelhecimento e também previne o câncer. Sua produção no cérebro diminui a partir dos 30 anos, e a suplementação pode ser útil nos casos de insônia principalmente em idosos, mas nem todos precisam fazer uso dela. Procure um médico para lhe indicar as doses e utilização.

📍O ideal, para quem já usa medicação controlada, é ir reduzindo aos poucos as doses e ao mesmo tempo introduzir essas outras medidas aqui citadas, para ter um sono de cada vez mais qualidade.

Espero que tenha ajudado.

Aguarde o tema da próxima semana…

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Um abraço!